Home > Blog > Aprenda a implementar compostagem em apartamentos
Aprenda a implementar compostagem em apartamentos

Aprenda a implementar compostagem em apartamentos

Aprenda a implementar compostagem em apartamentos



No Brasil, 60% da produção de lixo são de resíduos orgânicos. Alguns substratos podem ser usados no processo de compostagem, leia mais informações em outro artigo do nosso blog com informações gerais de compostagem. Ao invés de descartar os dejetos em lixões, ruas ou campos, você pode devolver a matéria orgânica para a terra, transformando-a em adubo. A compostagem é muito importante para o meio ambiente, pois evita a proliferação de fungos e bactérias e reutiliza os resíduos orgânicos. O método de reciclagem do lixo orgânico costuma ser muito utilizado em zonas rurais, mas você também pode fazer em espaços urbanos menores. Pensando nisso, vamos mostrar algumas dicas de como realizar a compostagem em apartamentos.


Criando a composteira


Um ideia ótima para quem não possui um quintal é a composteira com minhocas. Além de ser pequena e não ter mau cheiro, o processo de decomposição ocorre mais rápido com este tipo de compostagem. Comece adquirindo uma caixa para fazer a compostagem. A Clique conta com uma linha completa de composteiras que comportam de 75 litros a quase 200 litros. Para não ocupar tanto espaço no apartamento, opte pela caixa de 75 litros. Para dar início ao processo de compostagem, tenha em mãos terra, cascas (lixo orgânico) e folhas de árvores secas ou serragem.


Processo de compostagem


Para dar início a montagem você vai precisar de três camadas. O andar de cima é uma caixa com furinhos onde são depositadas frutas, sementes, borra e filtro de café, ervas, casca de ovo, etc. O material orgânico é colocado por cima da terra com minhocas e deve ser coberto por serragem ou folhas secas e ficar em repouso cerca de 30 dias. Quando o andar de cima estiver cheio, em torno de um mês, você coloca o segundo andar (vazio) para o topo e começa a encher com material orgânico, repetindo o processo. Depois de 2 meses, o andar do meio já terá produzido húmus, uma terra bem molhada e fértil, ótima para colocar em vasos e hortas. No andar de baixo, e último deste processo, fica o chorume orgânico da decomposição, um líquido biofertilizante muito poderoso que pode ser diluído em água e utilizado para regar as plantas.


Cuidados e manutenção

Coloque o lixo orgânico de sem comprimi-lo, pois a mistura precisa de oxigênio. Alguns materiais orgânicos não podem ser depositados em demasia na composteira, como os guardanapos, por exemplo. Vá enchendo de resíduos em torno de 30 dias para dar tempo de virar adubo e pode ser trocado pela caixa vazia para reiniciar o processo. Deixe sua composteira na sombra. No entanto, quando for pegar o húmus, abra a tampa da caixa- as minhocas não gostam de claridade e vão entrar para a terra, facilitando a coleta do adubo.

Para saber mais sobre os produtos da Clique, fique de olho no conteúdo do nosso blog. Até a próxima!

Informe seu email abaixo para ficar por dentro das novidades.