Home > Blog > O que é compostagem e quais seus benefícios?
O que é compostagem e quais seus benefícios?

O que é compostagem e quais seus benefícios?

Prática muito antiga no meio rural, a compostagem, nos últimos tempos, começou a ocupar espaço também nas cidades, onde surge como uma novidade.

No meio urbano, já existem kits para realizá-la até em apartamento, como forma de reciclar o lixo orgânico residencial.

Parte de uma busca pela sustentabilidade, um pensamento que deve estar por trás de toda atividade humana séria e responsável, a compostagem é o tema de hoje.

E para entender mais sobre o assunto e os benefícios da prática, acompanhe o nosso post!

O que é a compostagem?

A compostagem é a técnica de conduzir os processos naturais de decomposição da matéria orgânica para a obtenção do chamado “composto orgânico”, que é um excelente adubo para as plantas e um recuperador de solos de primeira linha.

Portanto, pode-se resumir o conceito de compostagem como sendo a técnica de transformar o lixo orgânico em um adubo orgânico muito bom.

Todo material orgânico, em condições normais, a partir de determinado momento, inicia o seu processo de degradação. É como se o princípio bíblico fosse levado a efeito: “Do pó vieste, ao pó retornarás”.

Biologicamente, compostagem é a decomposição da matéria orgânica por microrganismos decompositores, em especial fungos e bactérias, até a sua condição mineral.

Isso é feito por meio de camadas de material orgânico, formadas em local adequado, constituindo uma pilha de tamanho variado, que dependerão das quantidades de resíduos disponíveis.

Na compostagem, a decomposição é controlada através da escolha do material orgânico a ser utilizado (restos de capina, cascas de frutas, dentre outros) e do seu enriquecimento com bactérias decompositoras (como o esterco animal, no meio rural).

Além disso, é necessário manter as condições de umidade necessárias para otimizar o processo.

Quais os benefícios de adotar a compostagem?

A produção de composto orgânico pode ser conduzida em residências, empresas, indústrias, sítios e fazendas. O que diferencia a produção em cada ambiente é a escala.

O primeiro benefício da adoção da prática da compostagem é resultado da sustentabilidade que se garante com a reciclagem das matérias. Assim, a reciclagem reduz o volume do lixo produzido, já que boa parte dos resíduos do dia a dia é transformada em adubo.

Imediatamente, advém daí outra vantagem: a economia obtida ao se produzir um excelente adubo, o que reduzirá a demanda por esse insumo na prática agrícola.

Finalmente, o maior benefício da compostagem está nos efeitos da própria utilização do composto orgânico, como um restaurador das melhores características físicas do solo e uma fonte de nutrientes para as plantas.

Além de fundamental para a produção de adubo, que alimenta as plantas cultivadas, a adoção da compostagem também confere importantes características agronômicas ao solo.

Dentre elas, destacam-se o poder de aumentar a capacidade de retenção da água e a melhoria da estrutura do solo.

Que materiais podem ser utilizados?

Para a realização da compostagem, podem ser utilizados quaisquer produtos orgânicos.

No entanto, com o objetivo de otimizar o processo, deve-se usar apenas materiais orgânicos que apresentem tempos de decomposição próximos. Isso vai resultar em um produto final mais uniforme.

Desse modo, podem ser utilizados, na formação das camadas:

  • material vegetal resultante de capina;
  • resíduo vegetal resultante de pequenas podas (não utilizar galhos);
  • lixo orgânico doméstico;
  • frutas perdidas (passadas, doentes, “bichadas”);
  • papéis picados;
  • esterco animal (apenas no meio rural).

Todo esse material deve ser espalhado em camadas intercaladas. Geralmente, faz-se uso de uma camada básica de capim picado, sobre a qual é espalhado o esterco animal (no ambiente urbano, utilizam-se os resíduos orgânicos da cozinha) e, novamente, capim, formando uma terceira camada.

Na sequência, vem uma nova camada, com outro material orgânico — e assim segue. Termina-se cobrindo tudo com uma nova camada capim.

Essa pilha deve ser mantida úmida, sem excessos de encharcamento. Também deve ser revirada a cada duas ou três semanas para promover a aeração de toda a massa.

Dependendo das temperaturas médias, o composto orgânico poderá estar disponível em cerca de três meses, servindo como um excelente insumo para a produção agrícola.

Gostou do conteúdo de hoje? Se você tem experiência com a compostagem ou alguma dica para compartilhar com os demais leitores, deixe o seu comentário neste post!

 

Fonte/Imagens: tecnoflexagro.com.br

Informe seu email abaixo para ficar por dentro das novidades.