Home > Blog > 40 receitas de festa junina para um arraiá repleto de sabor
40 receitas de festa junina para um arraiá repleto de sabor

40 receitas de festa junina para um arraiá repleto de sabor

Em diversos países ao redor do mundo é possível encontrar comemorações de festa junina. Ela foi trazida ao Brasil pelos portugueses e é celebrada em todo o país com diversos elementos característicos, como fogueiras, quadrilha, trajes xadrez e caipiras, bandeirinhas e diversas brincadeiras, como pescaria, prisão entre outras.

Além de brincadeiras e trajes típicos, os “arraiás” também contam com comidas típicas, que devem estar presentes para que a diversão na sua festa se torne completa. Uma boa dica é utilizar os ingredientes típicos da sua região para o preparo dos pratos.

Como essa é uma festa de origem caipira, a cultura do campo e do interior se fazem presentes e isso faz com que grande parte dos ingredientes tenham um preço acessível.

Se você quer conhecer um pouco mais dos pratos típicos servidos em festas juninas, confira nossa lista abaixo com opções de comes salgados e doces, e bebes com e sem álcool.

 

Comidas salgadas

 

  1. Buraco quente: o buraco quente é uma receita consiste em um pão francês recheado com uma carne moída bem temperadinha. A dica para os vegetarianos é trocar a carne por shimeji.

 

  1. Amendoim cozido: esse é um petisco muito simples de ser feito e muito apreciado. O segredo para que o preparo dê certo é deixar os amendoins de molho por 8 horas antes do cozimento.

 

  1. Canjica com calabresa: a canjica é um prato que é apreciado tanto em sua versão doce quanto na salgada. Para incrementar ainda mais esse prato, a dica é acrescentar calabresa.
  2. Espetinho de coração de frango: preparar espetinhos é uma tarefa muito simples e para facilitar ainda mais, você pode escolher o seu modo de preparo favorito: no forno, churrasqueira ou churrasqueira elétrica.

 

  1. Espetinho de frango: montar esses espetinhos é uma tarefa bem simples. Uma dica importante é tentar cortar o peito de frango em pedaços o mais parecidos possível, pois assim, todos ficam grelhados da mesma forma.

 

  1. Espetinho de queijo coalho: para deixar ainda mais prático o preparo do seu espetinho, a receita sugere usar uma frigideira para fazer o petisco.

 

  1. Espetinho de carne com legumes: quer deixar seu espetinho com vários sabores? Intercalar pedaços de carne com pimentões, cebola, abobrinha e tomate é uma ótima sugestão.

 

  1. Pipoca com bacon: para obter um bom resultado no preparo da sua pipoca é preciso prestar atenção à temperatura do fogo e utilizar uma panela com um fundo grosso.

 

  1. Milho verde cozido: para preparar o milho cozido, além dele, você só vai precisar de água, sal e manteiga. Uma boa dica é servir a espiga na palha, assim seu petisco fica com um toque rústico.

 

  1. Cachorro quente: essa é uma receita bem prática de ser feita e agrada muitos paladares, mesmo sendo muito simples. Você vai precisar apenas de pães, salsicha, molho de tomate, cebola, sal e pimenta.

 

  1. Canjica: para deixar sua canjica bem encorpada, a dica é utilizar costelinha de porco defumada, linguiça calabresa e charque, além é claro, do milho para canjica e temperos.

 

  1. Pamonha: essa é uma receita feita no liquidificador, o que a torna muito prática. Depois que a massa estiver pronta, basta levar ao forno em uma assadeira untada.

 

  1. Cuscuz: essa é uma receita de cuscuz vegetariano, então, vários legumes são usados para rechear o prato.

 

Comidas Doces

 

  1. Pé de moça: esse é um doce muito parecido com o pé de moleque, mas ele tem o acréscimo de brigadeiro, que torna a receita muito mais macia.

 

  1. Brigadeiro de paçoca: além dessa receita ser feita com amendoim triturado, o brigadeiro é recheado com leite condensado cremoso.

 

  1. Bombocado: essa é uma receita que tem como base a milharina, que é uma farinha de milho em que os flocos são pré-cozidos. O preparo é bem simples.

 

  1. Arroz doce de chocolate: acrescentar chocolate ao arroz doce é uma ótima opção para incrementar essa sobremesa. O preparo é bem simples e a dica é utilizar arroz para risoto, que vai deixar seu prato ainda mais cremoso.

 

  1. Pudim de milho verde: essa é uma variação do pudim tradicional. Além do milho, você vai precisar de leite condensado, leite, ovos e açúcar para fazer essa receita.

 

  1. Arroz doce: é possível criar uma deliciosa sobremesa com o nosso arroz do dia a dia, e ela é o arroz doce. O preparo dessa receita é bem simples e poucos ingredientes são necessários. Como leva cravo e canela, fica muito aromático. Uma dica é servir quentinho.

 

  1. Maçã do amor: o romantismo combina com o inverno, não é mesmo? Que tal surpreender quem você gosta com esse doce típico das festas de São João? A calda é bem simples de ser feita, mas é importante ter cuidado com o ponto.

 

  1. Curau: esse é um dos pratos mais comuns feitos com o milho, que são servidos nas festividades juninas. O preparo é muito simples e rápido. Você pode escolher se prefere fazer usando o milho fresco, direto da espiga, ou até mesmo o enlatado.

 

  1. Pé de moleque de chocolate: como essa receita pede o uso de leite condensado, a dica é utilizar o chocolate meio amargo, assim seu doce não fica muito enjoativo
  2. Bolo de amendoim: bolos simples são uma ótima opção para servir em festa junina e quando esse bolo leva amendoim, que é um ingrediente típico das festividades, melhor ainda.

 

  1. Queijadinha: essa receita é originária da culinária portuguesa, mas teve uma influência africana. A história conta que um escravo trocou o queijo pelo coco, o que é curioso, é que o nome original permaneceu, mesmo não levando queijo na massa.

 

  1. Amendoim doce: a versão doce do amendoim agrada muitas pessoas. Simples e rápido de fazer, é uma opção interessante para acrescentar ao cardápio. Uma dica é servir esse petisco em saquinhos individuais.

 

  1. Doce de abóbora e coco: doces caseiros são uma ótima opção para serem servidos em festas juninas. A dica é colocá-los em potinhos individuais.

 

  1. Quindim: uma receita deliciosa e apaixonante, o quindim é a cara do Brasil e fará muito sucesso em seu arraiá.

 

  1. Pipoca caramelada: a pipoca é super simples de ser preparada e é uma ótima opção de alimento para você acrescentar aos pratos doces. Para que ela fiquei caramelada, não existe muito segredo. Com o passo a passo da receita fica muito fácil ter sucesso.

 

  1. Bolo de fubá: essa é uma receita que tem cheiro de casa de vó e também combina com arraiá. O bolo é simples, mas a massa fica com a textura macia, o que é muito atrativo. Além disso, o bolo é feito no liquidificador, o que o torna muito simples e prático

 

  1. Bolo de milho verde: esse é um bolo que fica com uma textura mais sequinha, mas super saborosa. Sua massa é feita com o auxílio de uma batedeira. É delicioso para combinar com uma das bebidas quentes típicas da festa.

 

  1. Pinhão: o pinhão é uma semente bem comum na região sul do Brasil e tem um grande valor nutricional. A partir dele é possível criar uma grande quantidade de receitas. Mas a principal forma de consumo é cozido. Perfeito para ser comido ao lado da fogueira.

    32. Quentão com frutas: também é possível preparar a bebida mais conhecida das festas juninas sem álcool. Assim, o quentão está liberado para todas as              idades.

 

  1. Chá de amendoim: essa é uma bebida muito encorpada e densa, quase não parece com um chá. Além disso, é muito aromática.

 

  1. Chá de maçã com especiarias: com apenas 10 minutos é possível preparar essa bebida super aromatizada. As especiarias escolhidas foram: cravo, anis estrelado e canela.

 

  1. Suco de milho verde: nem só bebidas quentes devem ser servidas na sua festa junina. Uma ótima opção de bebida para ser servida gelada é o suco de milho verde, já que é feito com um ingrediente super tradicional da época.

 

  1. Chocolate quente: essa é uma bebida clássica que combina muito bem com o clima de festa junina. Essa é uma versão simples que é feita com chocolate em pó e não em barra.

 

  1. Milho quente: para preparar essa bebida, você vai precisar apenas de milho, água, leite condensado, leite e canela em pó. O preparo é muito simples e o resultado fica bem cremoso.

 

 

Bebidas sem álcool para festa junina

  1. Vinho quente: para preparar essa receita, você só precisa ferver o vinho com água, cravo, canela, gengibre e maçã. A bebida fica bem aromatizada e lembra o quentão, porém o sabor é mais suave, já que não leva pinga. A quantidade de vinho pode ser alterada conforme sua necessidade.

 

  1. Quentão de cachaça: o quentão é a bebida mais tradicional das festas juninas. A receita leva a mesma quantidade de água e cachaça, combinadas com algumas frutas e especiarias, criando um sabor único. 

 

    40. Choconhaque: essa é uma bebida que mistura conhaque com chocolate quente. O preparo é simples e resulta em uma bebida doce, mas com o sabor              marcante do conhaque.

Agora que você já conferiu uma lista com diversos pratos para servir em uma festa junina, que tal acender uma fogueira, colocar um traje caipira, estender as bandeirinhas, convidar amigos, família e aproveitar a festança.

Informe seu email abaixo para ficar por dentro das novidades.