Home > Blog > Guia de Decoração para Apartamentos Pequenos
Guia de Decoração para Apartamentos Pequenos

Guia de Decoração para Apartamentos Pequenos

Uma decoração otimizada deve ser aplicada em todas as casas, independente do seu tamanho. Porém, esse assunto fica um pouco mais sério quando falamos em decoração de apartamentos pequenos. A criação desta área precisa ser devidamente pensada para que cada detalhe colabore para uma composição que converse entre si e ainda seja funcional para o seu lar. Nesse artigo abordaremos Iluminação, sala de estar, área externa, cozinha. Confira! 

 

  1. Iluminação 

Investir em iluminação adequada é uma escolha das mais importantes no momento de decorar qualquer ambiente. Quando se trata da decoração de imóveis/apartamentos pequenos isso não é diferente, pois precisamos pensar em cada detalhe para uma iluminação eficaz em todos os cômodos.

A luz adequada proporciona ambientes aconchegantes, destaca a decoração e até amplia os espaços. Deve-se levar em conta e apostar em luzes de diferentes cores, lustres, luminárias de piso, luzes indiretas e até mesmo spots são boas estratégias para aproveitar cada espaço da casa. Outra dica valiosa é pintar as paredes com cores suaves, que ajudarão no momento de clarear os ambientes. 

 

  1. Sala de Estar 

A sala de estar ou living provavelmente será seu espaço de maior uso no apartamento, seja com família, amigos ou até mesmo sozinho. Portanto, ela precisa de um clima aconchegante e dinâmico. Uma dica recorrente do especialistas e arquitetos é usar sempre cores neutras e tons pastéis, pois elas deixam o ambiente clássico e com maior sensação de espaço. Outra dica é utilizar acessórios como espelhos na sala de estar, o que também valoriza e amplia a sensação de espaço. 

Outro ponto bastante usado é se planejar para criar espaços estratégicos e compartimentos secretos. Existem móveis, como poltronas, sofás e camas com compartimentos escondidos para guardar os objetivos. Mas tome cuidado para não abusar e usar móveis grandes demais.  

Apte por escolher sofás e cadeiras de braços abertos e pernas expostas. Também, é uma boa opção para poupar espaço usar racks para a Tv estratégicos com compartimentos para guardar objetos junto. Por último, é comum encontrarmos uma mesa de centro em quase toda sala de estar, e com a decoração de apartamentos pequenos não seria diferente, porém, neste caso esse item pode ser ainda mais funcional para seu apartamento.

 

  1. Área Externa

Pensar na área externa sempre abre espaço para sermos muito criativos e é uma tarefa divertida. Aproveitar a área da sacada ou varanda é importante, traz sensação aconchegante e de descanso. Pode, dependendo do caso, ser uma extensão da sala de estar. 

Geralmente sacadas de apartamentos são o quintal dos moradores, sendo assim é essencial tentar aproveitar ao máximo cada pedacinho do local. Nossa dica para a essa área na decoração de apartamentos pequenos é investir em floreiras e vasos com suporte que possam ser colocados na grade da sacada. 

Mesas e cadeiras dobráveis são ótimas para estas áreas pois podem ser desmontadas no momento que não estiverem em uso também. Se o espaço for muito pequeno pode-se utilizar puffs. Uma alternativa muito usada é os Jardins Verticais, modernos e versáteis, podem ser aplicados em paletes nas paredes. 

 

  1. Cozinha 

Você tem um apartamento pequeno e precisa muito de uma cozinha funcional, o que fazer? 

Além disso, a cozinha é o cômodo do imóvel que você mais precisa que as coisas estejam limpas e bem organizadas. Aposte prateleiras, ganchos, suportes, porta-condimentos e armários embutidos para uma organização dinâmica. Agora atente-se: uma opção excelente nesse caso é ter uma cozinha americana, pois une a sala de estar/living com a cozinha, dando amplitude para o apartamento.

A cozinha americana é muito bonita e possibilita usar a criatividade e buscar uma arquitetura mais interessante. Sendo assim, a cozinha tipo americana é praticamente um convite a uma boa conversa entre o anfitrião e os convidados enquanto a refeição está sendo preparada. 

 

Produtos Clique 

A Clique para Entrar tem uma boa gama de produtos para você compor, montar e organizar seu atual ou futuro apartamento pequeno. Entre os produtos, você  pode encontrar pisos plásticos, cestos, caixas com funções diversas (para usar sua criatividade), rodízios para utilizar em móveis como mesas, cadeiras e racks, componentes para móveis em geral como guia de cabos (ideal para esse tipo de imóvel) e até móveis como racks e carrinho gourmet para várias funções.

Entre no site da Clique e confira os diversos produtos para que você tenha um lindo apartamento funcional e organizado! Gostou do artigo? Leia mais no Blog da Clique para Entrar. 

Informe seu email abaixo para ficar por dentro das novidades.